A formação franciscana conventual

A formação franciscana conventual compreende várias etapas. Ela começa com os jovens que desejam viver esta forma de vida. (Querem ser frades). Este tempo inicial depende do interesse dos jovens e da Equipe Vocacional, para poderem ingressar. A entrada destes deve estar de acordo com critérios básico que foram estipulados pela Ordem Franciscana para. O jovem deve possuir ensino médio, ter mais de 18 anos (ou pelo menos completar 18 anos no aspirantado), e como requisito necessário: ser católico, batizado, crismado.

Este primeiro contato se dá dentro da pastoral vocacional. Existe um promotor provincial e outros frades que compõe a equipe. Cada frade fica responsável por um grupo de jovens. Dependendo da região ou outros critérios estabelecidos pela mesma Pastoral Vocacional. Entretanto, cada frade da comunidade religiosa provincial é um promotor. O que diferencia é que este encaminha a Equipe Vocacional para fazer o acompanhamento oficial, todavia o frade da comunidade local faz o papel de promotor acompanhado e orientando para o discernimento do jovem.

O mínimo de tempo de acompanhamento nos encontros vocacionais é de um ano. Os frades mostram ao jovem um pouco da espiritualidade franciscana e como é a vida dos frades, possibilitando um discernimento maior. A intenção é levar o jovem a um amadurecimento para dar uma resposta ao fim do período. Muitos jovens começam o processo e entendem melhor que se sente chamado à outra vida, seja em outro instituto ou em outra vocação, como o casamento. Outro confirmam seu desejo e pedem para entrar. Logo, é natural e oportuno que o jovem que tenha duvidas faça a experiência e conheça melhor a vida dos frades, para que sinta no futuro mais livre em sua escolha vocacional.

Outros jovens ficam durante um período maior de tempo no processo de discernimento. Seja devido ao estudo insuficiente, a idade ou por achar que precisa de mais tempo. Todo este caminho é possível neste primeiro momento. Algumas pessoas pensam que os jovens “têm fogo de palha”, pois fazem os encontros e desistem. Mas sabemos que pelo contrário, pode ter sido um momento propício para que percebesse qual caminho tomar. Assim, é sadio ir conhecer e ver que não era aquilo que queria. No futuro esta pessoa poderá desempenhar tranquilamente seu ministério na comunidade. Seja como uma pessoa engajada nos movimentos pastorais da igreja ou nos trabalhos humanitários em geral.


Os jovens interessados devem procurar a Pastoral Vocacional dos Frades Menores Conventuais.

PASTORAL VOCACIONAL
ASA NORTE 915 MODÚLOS ABC PARTES
CEP 75 970 150
BRASÍLIA – DF
Mais informações acesse: https://goo.gl/O3PtmN

Relacionados aos seus interesses

0 comentários