A CASA DE FORMAÇÃO



Convento e Casa de Formação Santa Maria dos Anjos


PRÉ-NOVICIADO (Duração: 03 anos)

Sua finalidade é ajudar o amadurecimento vocacional dos candidatos, dando ao mesmo tempo continuidade a preparação imediata para essa etapa e para a etapa seguinte, ou seja o noviciado. Ajudando ao mesmo tempo o jovem a amadurecer sua vocação, na aceitação de si mesmo e na abertura aos outros sem perder a própria personalidade.

Esta etapa denominada de pré-noviciado possui a duração de três anos, dependendo do desempenho acadêmico de cada um, e é realizada na cidade satélite de Santa Maria-DF. Neste local os jovens gozam do privilégio de desfrutar da natureza nativa do cerrado que favorece o clima de oração e estudos. Na Casa de Formação os jovens cuidam, zelam e mantém os objetos de uso comum, como os móveis; além da limpeza, organização, e do cuidado com as plantas realizam outros trabalhos necessários. 

Há aprofundamento da espiritualidade franciscana por meio de diversas formações, que dedicam especial atenção ao estudo das Fontes Franciscanas. O estudo acadêmico da filosofia ocorre do Instituto São Boaventura a fim de cultivar o pensamento crítico durante um período de três anos. 

Nos momentos de oração comunitária rezam o Terço, a Coroa Franciscana, a Liturgia das Horas, o Ofício de Nossa Senhora, participam de Adorações, além de reservarem momentos para o cultivo da oração pessoal, especialmente a meditação das Sagradas Escrituras (Bíblia); participando diariamente das Missas e buscando o sacramento da reconciliação, sempre que preciso. 

A formação dá atenção ao cultivo da fraternidade por meio de momentos de lazer, esporte, interação e diálogo, pois reconhece, assim como São Francisco, que“.... o Senhor deu-me irmãos...”.  Após este período os jovens, aprovados, são direcionados ao noviciado realizado na cidade Cascavel-PR durante um período de um ano. Retornando, iniciam o pós-noviciado no Seminário São Francisco de Assis (Asa Norte - Brasília) e continuam os estudos por meio da teologia, no mesmo Instituto.

Ao final da formação os formandos professam os votos solenes e optam por viver a vida religiosa como irmãos ou sacerdotes, mas todos são freis, em igualdade, e vivem os mesmos votos de pobreza, castidade e obediência.

Gostaria de conhecer nossos encontros vocacionais para iniciar um discernimento?  Já pensou em ser um frade franciscano? Entre em contato conosco por meio da Pastoral Vocacional:
http://www.franciscano.org.br/vocacional/como-ser-franciscano

Relacionados aos seus interesses

0 comentários